Cidades se destacam com reciclagem no Brasil

Cerca de 30% dos municípios têm um programa ativo de reciclagem no Brasil

No Brasil, o número de municípios que possuem algum programa de reciclagem ativo ainda não chega à metade: segundo dados recentes, apenas 32,3% das cidades. Há regiões, porém, onde o índice de reciclagem de vidro, papel e outros materiais é bem maior.

A região com mais programas de reciclagem no brasil ativos é a Sul, com 55,8%. Em seguida, aparece o Sudeste, com 41,5%. Algumas cidades têm se destacado também, como Santo André e Santos, no estado de São Paulo, Itabira, em Minas Gerais, e Curitiba, capital do Paraná.

Números de programas de reciclagem no brasil

Apesar do número de programas ter dobrado entre os anos 2000 e 2008, outra dificuldade para a reciclagem é que o serviço municipal de coleta normalmente não cobre mais do que 18% das residências.

Reciclagem no Brasil

Para quem tem esse problema, outra opção é depositar o lixo para reciclagem nos chamados Pontos de Entrega Voluntária (PEV), normalmente separados por cores. Assim, a cor da reciclagem de vidro, por exemplo, costuma ser verde.

Aliás, o vidro é um dos materiais que mais tem crescido em números de reciclagem, graças ao seu potencial de reaproveitamento: quase todos os vidros podem ser reciclados e, para tanto, basta fazer a lavagem do material. Isso porque, ao contrário do plástico, o vidro não pega cheiro dos alimentos e produtos que acondiciona, podendo ser reciclado para qualquer fim, inclusive alimentício.

Muitas cidades também possuem cooperativas de reciclagem, normalmente organizadas por antigos catadores de rua. Estes locais, além de contribuírem com a preservação do meio ambiente, também são essenciais para a economia de diversas famílias, que têm na sua fonte de renda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net