Curso EAD – Ensino a Distância

O ensino à distância mais conhecido como EAD está se tornando cada vez mais popular, sendo uma solução simples barata para quem busca uma formação, mas não encontra tempo para estudar. Porém, esse tipo de curso também exige um certo tempo e dedicação do aluno.

Aprender à distância é basicamente estudar através do computador, em alguns casos até com aulas ao vivo uma vez por semana. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, no fim dos estudos pela internet, os alunos recebem sim um certificado, o que os torna então uma opção interessante.

Ensino Médio a Distância

Como funciona os Cursos EAD ?

Os cursos à distância possuem as mesmas especificações que os “normais”, e para isso, antes de se inscrever para as aulas, o aluno deve se informar se possui as qualificações necessárias.

Quando matriculado no curso EAD, o aluno então recebe um login e uma senha para acessarem ao “portal do aluno”, onde você estuda por cargas horárias ou matérias pré-estabelecidas e até faz as provas.

Ensino Superior a Distância

Para estudar, basta ter acesso à internet. Em algumas instituições de ensino, a aula presencial é obrigatória de tempos em tempo, assim como em outras elas são feitas através de videoconferências.

Ensino Fundamental e Médio à Distância

O Ensino Fundamental e Médio à distância funcionam na mesma forma dos cursos supletivos, se diferenciando diante de um cronograma muito mais aberto, possibilitando que o aluno termine tudo em dias ou em anos, dependendo apenas da carga horária que ele conseguir realiza.

Mas por se tratar de educação para jovens e adultos, esse tipo de curso não é permitido para crianças e adolescentes em idade escolar.

Por outro lado, é fácil encontrar Ensino Fundamental e Médio à distância com qualidade. Instituições como SESI e Centro de Estudo Supletivo Paulo Freiret (CES) oferecem este tipo de curso e são conceituadas no mercado pelo vários anos de atuação.

Curso de Graduação / Faculdade EAD

Para quem busca um curso superior, mas não possui muito tempo para frequentar a faculdade, os cursos à distância também são ótimas opções, com diversas instituições de ensino superior, particulares ou públicas, oferecendo esse tipo de curso.

Nas faculdades privadas, o curso à distância não é apenas prático, mas é ainda mais barato do que os cursos comuns. Universidades privadas como Anhanguera/FLG, UNIP, Uninorte, UCB Virtual e SENAC já vem investido nessa área há vários anos e obtendo sucesso.

Ensino a Distancia Senac

Já em relação à preferência, os cursos de ensino à distância mais procurados são os voltados para as áreas de Administração e Gestão, mas cursos como Pedagogia e Tecnologia também têm um público muito grande.

Ensino Técnico

E para quem busca especialização, o ensino técnico à distância aparece com uma ótima opção. Somente em 2012 foram mais de 150 mil vagas abertas para este tipo de curso, número que promete aumentar cada ano mais. Instituições de ensino públicas são as que oferecem maior quantidade de cursos, porém escolas técnicas como SENAI e Fortec também têm essa modalidade em seus currículos.

Obviamente os cursos mais aconselhados são os que não exigem tanto aprendizado prático, como Técnico em Edificações, Segurança do Trabalho, Técnico do Turismo, Técnico em Meio Ambiente, Corretor de Imóveis, entre outros, já que assim a distância do material estudado acaba fazendo menos diferença e não influencia no resultado final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook