Embalagens de Vidro

Em torno de 1500 A.C. os egípcios começaram a soprar o vidro, que em sua forma sem modelagem talvez tivesse sido criado desde 2000 anos antes disso (…só não se sabe para o que). E ainda que de lá até pouco tempo atrás praticamente não existisse outro modo de embalagem, mesmo assim o vidro perdeu espaço.

A reviravolta então começou há muito menos tempo atrás, quase atualmente, já que as embalagens de vidro parecem estar voltando à moda. E se não é para pouco, confira então o que está à favor dele:

•Ecologicamente correto são as embalagens de vidro

embalagem de vidro

Enquanto os anos noventa e uma suposta evolução jogaram de lado as famosas garrafas retornáveis, substituindo-as pelas famosas PETs, a consciência ecológica atual acaba fazendo então que muitas marcas se esforcem demais para colocar de volta ao mercado as embalagens de vidro.

Ainda que feito só de elementos naturais (na sua maior parte de silício, que em outras palavras é areia, e que para muitos provocaria escassez na natureza), o vidro consegue ser 100% reciclado na forma que for necessário. O processo ainda por cima é simples, ele precisa apenas ser triturado, reaquecido e novamente modelado.

Não só isso, empresas de refrigerantes e bebidas em geral garantem que além da reciclagem normal a reutilização é ainda mais benéfica para a natureza, já que cada garrafa pode ser usada (enchida) e recolocada no mercado entre 20 e 30 vezes antes de, ai sim, ser colocada para ser reciclada. Um ciclo de vida que soa praticamente infinito.

•Praticidade com as embalagens de vidro

tipos de embalagem vidro

E nesse caso o reflexo é justamente na mesa de casa, e não só para quem procura estar ecologicamente correto. Assim como as indústrias reusam algumas embalagens, em casa qualquer delas pode ganhar novos e novos usos.

Com ótimas propriedades para barrar vapor, água e gás, esse tipo de recipiente não permite transferência de sabor (só é necessário uma boa lavada, e as máquinas de lavar até esterilizam eles), permitindo com facilidade que, por exemplo, não só aquele copo de requeijão vire copo de água, mas também que qualquer outra embalagem ainda possa ir parar na geladeira guardando algum outro tipo de alimento.

E melhor ainda, nesse mundo moderno em que tudo precisa ser feito com pressa, as embalagens de vidro podem ser colocadas direto no microondas e até levadas direto para a mesa (além de fáceis de serem lavadas).

•Higiene

Além da indústria alimentícia, quem também sabe o quanto é importante as embalagens de vidro é a farmacêutica, que aproveita essas propriedades isentas do material para garantir a assepsia de seus produtos, que, por questões óbvias, não extremamente necessárias.

•Contras

embalagem-vidro-quebrada

Mas há quem aponte alguns contras das embalagens de vidro, como os problemas de transporte, já que é mais pesado e muito mais frágil que qualquer outra embalagem. Mas ainda assim isso parece supérfluo dentro de uma indústria que se adaptaria bem em termos de logística.

No resto, o único problema das embalagens de vidro acaba sendo no caso de quebra, principalmente diante de crianças e acidentes domésticos. Mas ainda assim, nada que tire desse tipo de acondicionamento a sua força atual e um futuro que volta a ser promissor.

One thought on “Embalagens de Vidro”

  1. A garrafa de vidro tem diversas, mantem o gás dos refrigerantes por exemplo, é reutilizável, mas como vc colocou o transporte é mais difícil. Parabéns pelo post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net