Horário de Verão 2016

Depois de acostumado parece simples, mas é só dar um passo para trás para perceber a genialidade da idéia de adiantar uma hora no relógio de um país (ou regiões de um país) a fim de economizar energia aproveitando os dias mais longos do verão, o famoso Horário de Verão. E o Horário de Verão 2016 (que vai até 2017) no Brasil já começou.

Atualmente no Brasil, Sul Sudeste e Centro-Oeste arrumam seus relógios todo ano desde 1985 (anualmente, antes disso funcionava desde 1931 em períodos esparsos). A novidade esse ano no Horário de Verão 2016 / 2017 é a presença do estado da Bahia entre as regiões selecionadas.

Horário de Verão

Por aqui, o Horário de Verão começa sempre do meio para o final do mês de outubro até o meio de fevereiro, com esse período sendo ditado pela presença do carnaval, já que seu encerramento nunca pode coincidir com o fim das festividades. Em 2016 o Horário de Verão começará às 0h de outubro e vai até ás 0h do dia 14 de outubro de 2016, onde todos devem atrasar seus relógios em uma hora.

Como Surgiu o horário de verão

A ideia de adiantar o relógio para aproveitar a luz do dia surgiu em 1784, nos Estados Unidos, em uma proposta de Benjamin Franklin, ainda que ela não tenha sido aceita na época (e nem tempos depois, na França, quando seu estudo foi usado para uma proposta de economia de velas).

O primeiro país a adotar o Horário de Verão de modo oficial acabou sendo só a Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial, enquanto o Brasil só experimentou a mudança em 1935, ainda que o modelo anual visto hoje só tenha começado a ser usado apenas nos anos 80.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net