Impressora laser

Além do preço muito maior que as impressoras de jato de tinta, um outro detalhe sempre deixa intrigado quem opta por uma maquina à laser: como ela funciona. E talvez isso seja muito mais simples do que parece.

Um pouco diferente das impressoras de jato de tinta que, simplesmente, “pinta o papel” com suas cores, nos mecanismo à laser todo processo se baseia no princípio da eletricidade estática, aquele mesmo que faz os pedacinhos de papel se aproximem do pente depois que você o passa pelo cabelo e gruda uma roupa na outra dentro da maquina de lavar.

As maquinas à laser então são composta, da esteira que move o papel, um projetor do raio laser (e um espelho), uma espécie de tubo que “imprime” a imagem, o toner (um tipo de tinta em pó) e uma lâmpada no final de tudo.

Como funciona a impressora a laser ?

 

Como já fica claro logo de cara, nenhum laser desenha nada pelo papel, mas sim uma combinação de todos esses elementos. Primeiro, o laser desenha nesse tubo (com a ajuda do espelho) uma espécie de máscara carregada com aquela eletricidade estática, negativa ou positiva, enquanto no papel uma carga atomicamente inversa é carregada.

O rolo passa então pelo toner e depois pelo papel, fazendo com que apenas as cargas opostas se atraiam, fazendo então que a tinta ocupe esse espaço.

O papel então, já no caminho de saída, passa rápido por uma forte lâmpada que faz com que toda tinta se misture com o papel. O resultado de tudo isso é uma impressão perfeita e rapidíssima, já que o laser, além de criar uma imagem precisa e sem borrões, não faz ser preciso mais que uma passada do tubo pelo papel para que a imagem se forme.

O Preço da Impressora Laser

Mas tudo isso vale o preço das impressoras à laser? Talvez sim, principalmente quando
o usuário está em busca de uma qualidade maior ou precise de precisão de impressão, geralmente requerida em profissionais gráficos, assim como quem precisa de rapidez de impressão.

 

E ainda que no começo de sua entrada no mercado a maioria das impressoras apenas trabalhassem com duas cores, hoje, aos poucos, o mercado vai ganhando mais e mais opções com cores, além de ver essa nova tecnologia, cada vez mais, diminuir de preço e chamar a atenção de quem entra nas lojas em busca de uma simples impressora, mas acaba saindo com uma máquina top de linha por um preço, já muitas vezes, mais aceitável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net