Pascoa 2013

Pode até não parecer, mas a Páscoa, aquela dos ovos de páscoa, é mais um dos muitos feriados nacionais no calendário brasileiro que tem origem religiosa. Por sinal, a data é uma das mais importantes celebrações das religiões cristãs, pois comemora a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua morte na cruz.

O dia é sempre um domingo, após o sábado de aleluia, que marca o fim da quaresma, e que por sua vez, acontece logo após a Sexta-feira Santa, uma conta que parece complicada, mas é bem simples. Mas o importante é o significado, seja para os católicos, seja para quem mais quiser celebrar a vida de Jesus.

pascoa-2013

Calendário e Data 2013

A quaresma é o período em que cristão fazem jejum, não comem carne vermelha e que tem início da quarta-feira de cinzas, após o carnaval. Um período de purificação da alma.

Em relação à Páscoa, é o fim desse período que dita sua data. Ainda que um feriado móvel, que não tem uma data determinada, ela pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. E em 2013 acontecerá no primeiro dia de abril.

A fórmula para se saber o dia em que será comemorada a Páscoa em determinado ano é muito simples. É preciso o primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre depois do equinócio da Primavera (no hemisfério norte, outono no hemisfério sul).

pascoa-2013-data-brasil

O Significado da Pascoa

O nome Páscoa decorre da palavra hebraica Pessach, que significa “passagem”. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Todas elas fazendo alusão tanto à passagem de Cristo para o reino dos céus, quanto à fuga do povo judeu, que no mesmo período da crucificação fugiu do Egito para a chamada Terra Prometida.

Ao longo dos anos a celebração foi ganhando aspectos mais comerciais e consumistas. Atualmente no Brasil e em outros países ela é celebrada com a troca de ovos de chocolate e tem como principal símbolo o Coelhinho da Páscoa. Outras localidades, principalmente da Europa, guardam ainda o hábito de pintar ovos cozidos com desenhos coloridos e abstratos.

A escolha do coelho como símbolo, apesar de a data ser cristã, tem origem pagã. As lebres e ovos pintados com runas eram os símbolos da fertilidade e renovação associados a deusa nórdica Gefjun. A lenda conta que suas sacerdotisas seriam capazes de fazer previsões futurísticas a partir da análise das entranhas de lebres sacrificadas. Desta crença surgiu a rima “Lebre de Eostre, o que suas entranhas trazem de sorte para mim?”, hoje mais conhecida como “coelhinho da páscoa, que trazes pra mim?”.

pascoa-2013-brasil

One thought on “Pascoa 2013”

  1. Para a Igreja, que considera que a ressurreicao ocorreu em um domingo, a Pascoa deve cair sempre no primeiro domingo apos a primeira lua cheia no equinocio da primavera no hemisferio norte, 21 de marco, data em que o dia e a noite tem igual duracao, e que equivale ao primeiro domingo apos o 14? dia do mes lunar judaico de Nissan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net