Traje Esporte Fino

É só chegar um convite para uma festa que homens e mulheres já ficam apreensivos com o que vestir, principalmente com um traje em especial: o “Tenue de Ville”, o famoso “Traje Passeio”. Popularmente também conhecido como “Esporte fino”, o visual costuma gerar certo desconforto e confusão na hora de escolher a roupa certa por, justamente, mesclar o casual ao elegante.

traje esporte fino

Para quem ainda não entendeu, de forma prática e rápida é a união do elegante ao simples. Uma opção quando se quer que as pessoas se sintam bem vestidas sem precisar estar desconfortáveis. Normalmente, o passeio é mais utilizado em almoços, teatros, debutantes entre outras festas.

No geral, as roupas de passeio são formadas por tecidos finos de cores leves e podem combinar seu visual de diversas formas possíveis. Mas cuidado, é necessário tomar certas precauções com o horário e local da festa para não passar vergonha na hora de se vestir.

E nunca esqueçam, não é porque o traje é mais casual, descontraído, que não existe uma norma.

traje-esporte-fino-masculino-casamento

 

Traje Esporte Fino Masculino

Apesar de ser um traje mais simples que o social ou à rigor, o esporte fino exige certos cuidados para não ficar muito elegante, nem tão relaxado (ou simplesmente não parecer nada com nada).

Camisa: No esporte fino masculino a camisa é um dos principais diferenciais, especialmente as de botões. Não importa se a festa é de noite ou de dia, opte sempre por cores claras com tecidos leves. Listras finas e xadrezes pequenos combinam bem com o estilo, tomando cuidado para não exagerar.

Calça: Fuja do jeans! É comum os homens escolherem uma calça jeans ao vestir um traje de passeio, o que é não é muito aconselhável por alguns especialistas. Tenha preferência por calças sociais ou de brim.

Terno ou blazer: Todos dois são aconselháveis para esporte fino, principalmente se estiver frio no dia, mas não são obrigatórios. No caso do blazer, é possível abusar dos novos modelos, cheios de botões e detalhes, ou ficar no clássico. E aqui uma dica, se o convite pedir “Tenue de Ville” é mais recomendado o terno, já que nesse caso, provavelmente, serem festas mais elegantes.

traje-esporte-fino-para-casamento

Gravata: Não é obrigatória, somente se no convite estiver especificado “Tenue de Ville” ou você escolher pelo terno. E nesse caso é permitido usar a criatividade na gravata, escolhendo as mais coloridas, divertidas e casuais.

Calçado: Item importante no esporte fino masculino, os mais aconselháveis são os de bico mais largo e arredondado. Alguns homens ousados optam por tênis ou mocassins, uma opção boa dependendo da roupa.

Cintos: No esporte fino é preferível optar por cintos discrição. Evite fivelas grandes e fitas largas e tente sempre combiná-lo com a cor dos sapatos.

Por último, em algumas ocasiões durante o dia é permitida a utilização de shorts com camisas, principalmente em festas com piscinas, e nestes casos, procure calçar chinelos com tiras largas ou calçados leves.

Traje Esporte Fino  aniversario

Traje Esporte Fino Feminino

Nas mulheres, o esporte fino segue o mesmo conceito que nos homens. O traje deve ser composto por roupas leves, mesclando o casual ao elegante. É possível escolher entre o vestido, saia e calça social.

Vestidos: A grande vantagem para as mulheres neste tipo de traje é poder fugir dos vestidos longos, optando por peças mais soltas no corpo e com um ar leve e informal. Opte por vestidos com cortes simples e comprimento até o joelho sem estampas chamativas. E lembre-se, apesar de ser esporte também é fino.

Saia: A saia para esporte fino não foge à regra dos vestidos. Procure vestimentas com tons leves, priorizando tecidos como seda, microfibras, linhos, algodão e jérseis. No comprimento elas devem estar logo acima ou abaixo do joelho. E quem quiser algo mais comprido, utilize um palmo acima do tornozelo.

traje-esporte-fino-feminino

Calças: Boa opção para as mulheres mais recatadas que não querem mostrar suas pernas ou até para os dias mais frios, a calça social é uma ótima opções. Mas não é necessário ficar presa a ela, por isso, você pode escolher também entre as pantalonas ou até mesmo um tailleur de calça.

Camisa: Assim como no esporte fino masculino, o feminino também se utiliza de camisas leves com tons claros, dando um ar elegante e ao mesmo tempo casual. Procure usar peças mais soltas, nada muito colado ao corpo.

Ternos: Quando optar por saias, calças ou até mesmo vestido sem mangas, os terninhos são uma boa opção para as mulheres no esporte fino, visto o tom formal e elegante que a peça dá.

Calçados: Evite calçados muito baixos de preferência pelos saltos altos. Mas não se engesse e, antes de sair experimente ambos, talvez você possa ter uma surpresa.

Assessórios: Pelo esporte fino ser a mistura do formal com o casual, os assessórios são como a cereja do bolo. E nesse caso, procure pela leveza, nada muito grande e chamativo, mas também, pelo contrário, não deixe passar despercebido. Já no assunto bolsas, opte por médias, evitando mochilas e sacolas.

traje-esporte-fino-feminino-vestido

Maquiagens: Ao fazer sua maquiagem para a ocasião, não se esqueça que você não está indo a uma festa à rigor. Não carregue nas cores e tente usar algo o mais natural possível sem parecer desleixada.

E aqui um adendo, quando a festa for a noite o mais aconselhável continua sendo o vestido preto, de tecido mais leve e com salto. Pois essa combinação nunca é um erro.