Traje Passeio Completo

Aquele grande amigo ou amiga vai casar e você foi convidado. Fantástico, não é? Um evento importante na vida deles e, mais ainda, você sabe que vai rolar uma bela festa depois, porém você abre o convite para ver a data festa e se depara com “Traje Passeio Completo obrigatório”.

E agora? O que vestir? O que diabos é um traje passeio completo? Para a maioria das mulheres, isso é algo comum, mas para os homens essa é sempre a primeira pergunta que vem à cabeça.

Então, diante desse dilema que assola os homens e pensando nos excessos às vezes cometidos pelas mulheres no afã de se destacar, aqui vai um guia rápido e prático na hora de descobrir o que vestir naquela festa, casamento ou aniversário.

Primeiro de tudo vamos à pergunta básica: O que é traje passeio completo? O traje passeio completo (também conhecido como traje social completo), nada mais é do que o próprio nome diz: um traje completo. Ou seja, em sua versão mais formal. Óbvio não? E mesmo assim existem dúvidas a esse respeito.

No caso dos homens, não há como fugir do terno e gravata, complementados pela meia social e os sapatos que, em situações um pouco mais formais, precisam ter sola de couro (ao invés daqueles modelos com solado de borracha, confortáveis, mas muito menos finos).

traje passeio completo masculino

Já no caso das mulheres, os trajes adequados são os vestidos longos ou “midi” (cujo comprimento pode variar indo até logo abaixo do joelho ou a canela). Vestidos mais curtos e ousados são permitidos, mas apenas se forem versões (muito) mais sofisticadas.

O que não usar no Traje de Passeio

Mas já que o assunto é o que usar, é bom lembrar do que evitar em se tratando dos trajes de passeio completo.

Do lado dos homens, é bom evitar gravatas com estampas muito chamativas e meias que não sejam sociais (geralmente usadas durante o resto da semana com tênis). E ainda no assunto das meias lembrem-se de que o tamanho é importante, pois ninguém quer que a festa toda veja suas canelas ao sentar. Sem esquecer que a meia deve combinar obrigatoriamente com o sapato e se possível com a calça.

Para as mulheres, joias são permitidas e sempre recomendáveis, mas evitem combinações exageradas como usar brinco, anel, colar, tiara, pulseira, broche e qualquer outra coisa que julgue ser possível pendurar no espaço que sobrou sem algum adereço. Afinal, como diria o arquiteto alemão, Ludwig Mies Van Der Rohe, “Menos é mais”.

traje passeio completo feminino

Dicas de Traje de Passeio Completo

Mas é claro que toda regra existe para ser quebrada, portando inovar nunca é proibido, mas, como lembra a consultora de imagem Daniele Baumgartner “essas regras podem ser usadas como referencia para que, se não for inovar, pelo menos não erre.”. Ela ainda lembra que “O código de vestir para cada tipo de traje e ocasião vem se tornando menos rigoroso e muitas das regras enunciadas podem ser revistas, é só ter cuidado e adequação a circunstância”.

Por isso, independentemente do traje e do evento, moda pauta-se pelo bom gosto, reflexo direto de bom-senso e da moderação na hora de montar seu look. Mas se tudo isso ainda assim lhe pareceu complicado, é só lembrar uma regra mais básica ainda: Em um casamento, quem tem que aparecer e brilhar são os noivos. Apenas os noivos.

Fotos de Traje de Passeio

traje passeio completo para mulherestraje passeio completo para homenstraje-passeio-completo-homemtraje-passeio-completo-feminino-2012