blu rayNa guerra entre formatos o mundo já viu um punhado de certezas ficarem para trás, fitas cassetes e VHS, dados como imortais, já tinham passado por cima do famoso Betamax, assim como foram todos ultrapassados pelos CDs e DVDs, que reinaram supremos por mais de uma década (o segundo ainda ganhando a batalha contra o “formoso” Disco Laser). Mas tudo pode estar ficando para trás.

 

Se do lado da música, a internet e o mp3 vem a cada dia acabando mais ainda com os CDs (dando até espaço para o ressurgimento do vinil) do lado dos filmes esse espaço já foi ocupado pelo Blu-Ray, formato de última geração que revolucionou o mundo e promete reinar por um bom tempo ainda.

 

A matemática é mais simples do que parece, com uma capacidade muito maior que os DVDs, 4 a 8 gigabytes contra 25 a 50 do Blu Ray, o disco aparece então como a evolução natural de outra tecnologia que toma o mercado, o HD.

 

O formato, que já nasceu vencedor ao bater o HD-DVD (com a ajuda da popularização do Playstation 3, player oficial da Sony para Blu-Ray), hoje sobrevive absoluto, principalmente ao mostrar a enorme melhoria de vídeo e som que sua capacidade é capaz de permitir, isso ligado ainda a sua maior resistência a risco e obstruções por meio de sujeira e o baixo preço com que os discos chegaram ao mercado mundial (no Brasil o preço continua salgado, mas no resto do mundo a diferença já é suficiente), fazem então com que o Blu-Ray se torne essa enorme certeza.

 

Regiões Blu-Ray

Assim como nos DVDs, as empresas mantêm uma diferença entre os discos lançados em cada parte do mundo. Confira então cada região.

 

1/A – América do Norte, América do Sul (menos Guiana Francesa) e Leste da Ásia (menos China e Mongólia)

2/B – Europa, Oriente Médio, África, Oceania e Guiana Francesa

3/C – China, Mongólia, Rússia, Bielorússia, Ucrânia, Ásia Central e Subcontinente Indiano

 

Diferenças Blu-Ray e DVD

Graças ao comprimento de onda do Blu-Ray (405 nanômetros) em comparação com o do DVD (650), mesmo usando discos do mesmo tamanho, os primeiros levam uma enorme vantagem na quantidade de dados capazes de armazenamento, em outras palavras, mais espaço para informações, o que permite imagens muito mais ricas em detalhes e sons mais abrangentes. Confira uma comparação entre as imagens dos DVDs e Blu-Rays.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *