Pode até ser que o Carnaval tenha começado em Veneza com aqueles mascarados vestidos de terno, mas não há dúvidas de que ele só tomou forma mesmo pelo Brasil, com todas mulatas, samba, festa e muita alegria.

Dos Desfiles de Escolas de Samba no Rio de Janeiro e São Paulo, até a multidão atrás dos trios elétricos de Salvador, é só fevereiro chegar para o Brasil inteiro começar a respirar carnaval. E isso, sem contar todo agito do sul do país e até a diversidade mineira, misturando tradição com enormes festas universitárias, já que o que importa mesmo é festejar durante quatro dias seguidos.

Micaretas

E para quem acha que o carnaval no Brasil dura apenas esses quatro dias, cai logo do cavalo assim que vê o último folião deixar o salão, pois então começa a temporada de micaretas, que tomam todo território e fazem todos tirarem o pé do chão durante o resto do ano.

De origem francesa (só a palavra, Micarême), o Carnaval Fora de Época, pode ter nascido em Feira de Santana, na Bahia, ou em Campina Grande, com o Micarande (primeiro lugar fora da Bahia a ter a folia), mas o que importa é que a festa tomou o Brasil e hoje até tem versões pelo mundo.

Bloco Oba, Carnafacul, Axé Uberaba, Lagôpirô, Carnatal, Sauipe Folia, Carnaporto e mais um número enorme de festas que mantém o carnaval vivo durante todo ano, com muito axé, samba e folia do Oiapoque ao Chuí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *