Loja Melissa
A loja melissa tem suas sandalias criadas em plástico PVC e inspirada nas sandálias dos pescadores da Riviera francesa, as Melissas começaram ser fabricadas pela Grendenne no final dos anos 70
Hoje ganharam o mundo com seu charme, personalidade e que aquele “cheirinho” característico.
Popularizada pelo merchandising direto que teve através do sucesso da novela Dancin´days em 1979, pela Rede Globo, onde as personagens usavam o calçado durante todo tempo.
As sandálias Melissa ainda explodiram de sucesso nos pés das crianças a partir da criação de sua linha melissa infantil, que em 1986 chegou ao mercado com pequenos presentes para as meninas, que fizeram disso uma febre.
Hoje, são mais de 500 modelos diferentes (tanto comuns como assinados por designers e estilistas) e já chega ao número de quase 100 milhões de pares produzidos.
Um verdadeiro marco para esses calçados que se tornaram sinônimos de estilo.
A tecnologia da Loja Melissa
Mas todo esse sucesso é resultado de muita tecnologia e pesquisa, que saiu do simples PVC e levou a loja Melissa até um material termo modelável flexível e resistente.
Que garante uma enorme resistência e uma personalidade ainda maior.
E toda essa pesquisa e inovação ainda resultaram recentemente no método de fabricação 3DBO, que permite que os calçados tenham suas superfícies estampadas com perfeição e definição.
Outra novidade, mais recente ainda, se tornou o novo flocado com que as Melissas são fabricadas, que, desde 2008, permite que a superfície dos calçados tenha uma aparência aveludada e ainda mais sofisticada.
Isso, sem contar a “assinatura aromática” de seus modelos, fazendo com que a Loja Melissa se torne o único calçado no mundo a aplicar cheiro em seus produtos.
Tudo, com o mais alto padrão de design sustentável, já que, além da longa vida dos calçados, ainda garantem, em sua fabricação atual, tanto uma economia de material, quanto um menor gasto de energia.
O que torna a Loja Melissa uma marca preocupada com o meio ambiente como poucas no mercado.
Loja melissa no Mundo
E o sucesso da Melissa chegou sim aos quatro cantos do mundo, e não só nas prateleiras como nas páginas das revistas e nas cabeças de alguns dos nomes mais importantes da moda, das artes plásticas e do design.
Mas essa parceria não é nenhuma novidade.
Antes mesmo de provar de uma leve caída nos anos 90, a Melissa já tinha modelos, assinados pelo famoso estilista Jean Paul Gaultier, que elevou as sandálias aos saltos altos e levou a peça ao luxo.
Na mesma época, outro nome fashion famoso, Patrick Cox, também criou modelos imponentes para a Melissa, mas foi só a partir dos anos 2000 que a marca virou coqueluche do mundo da moda.
Redescoberta em 2007 pelos Estados Unidos (já que nos anos 80 um ex-banqueiro já tinha levado os calçados para lá e feito sucesso com suas “Jelly Shoes”).
A Melissa ganhou destaque no celebrado jornal Washington Post, referida então como gigante do mercado brasileiro.
As sandalias da loja melissa nos pés das celebridades
Assim como também foi celebrada pela importante jornalista de moda Suzi Menks, no Herald Tribune, mostrando “quando as sandálias de plástico começaram a ditar a moda”.
Ainda na mesma época, as “brasileiríssimas Melissas” ainda ganharam espaço na Vogue italiana, na Numero francesa, na Pen japonesa e em mais diversas publicações de moda pelo mundo.
Atenção que só aumentou ainda mais quando caiu nas graças dos estilistas e reiniciou sua fase de parcerias com alguns dos grandes nomes da moda e do design.
Do lado dos estilistas, entre nomes nacionais e internacionais, encontrou, em “pratas da casa”, sucessos como o de toda coleção que fez em parceria com Alexander Hercovith.
Coleção que ainda perdura até hoje, que lhe permitiu criar versões mais luxuosas ainda das sandálias, que se tornaram simpáticos sapatos bi-colores e ainda bicos finos e marcantes.
Ainda na moda, outro profissional que emprestou seu nome à Melissa foi Marcelo Sommer, que encheu os sapatos e sandálias de cores e muito estilo.
As sandálias da loja melissa com a coleção Romero Brito
Mas as surpresas aconteceram mesmo de fora das passarelas, com nomes como o do artista plástico Romero Brito e suas formas coloridas, e até de personalidades da arquitetura para as Melissas.
Conhecidos no mundo todo por transformarem o fútil e o comum em obras de arte, os irmão Campana emprestaram toda sua criatividade geométrica e moderna para elevar as Melissas às peças de museu.
Também no terreno da arquitetura, Zaha Hadid, manteve suas formas arredondadas e vazadas para criar sandálias e sapatos que sobem pelas pernas das mulheres modernas que escolherem a marca.
Por tudo isso, não é à toa que hoje a Mellisa ainda vem ao mercado com um novíssimo conceito em relação à Flagship Store, misturando arquitetura, design, música pop e muito estilo em suas Galerias Melissas.
Mudando de conceito a cada temporada, as lojas ainda têm suas fachadas e interiores sempre assinados por personalidades da cultura pop como a vocalista da CSS, Love Foxxx e até do ilustrador Andrés Sandoval.
As duas Galerias Melissa, não coincidentemente, acabam fazendo parte dos cenários das duas metrópoles mais cosmopolitas do mundo: São Paulo e Nova York.
Que mulher não lembra do famoso cheirinho de chiclete que acompanha as sandálias Melissa? A diferença agora é que um dos calçados femininos mais famosos do Brasil, ganhou o mundo, com mais de 500 modelos diferentes e mais de 100 milhões de pares vendidos. Parece então que a aquele cheirinho ficou pequeno.
As Melissas surgiram no final dos anos 70, feitas de PVC e ganhando a público nos pés do sucesso Dancin´Days, tudo isso para hoje chegar às páginas das revistas de moda mais conceituadas do mundo. Junto com suas lojas e coleções exclusivas.
Esse apelo fashion começou no meio dos anos 90 com o estilista Jean Paul Gaultier assinando uma coleção e emprestando todo luxo e glamour dos salto altos e passarelas para os coloridos calçados brasileiros. Bem verdade esse lado internacional começou um pouco antes, quando nos anos 80 o Washington Post conheceu a “Jelly Shoes”, isso, em companhia da celebrada jornalista de moda Suzi Menks e as “sandálias de plástico que ditavam a moda” em um artigo para o Herald Tribune.
Melissa Ganham Espaço na Moda
Elas ganharam espaço na Vogue, na Numero (francesa) e até na Pen (japonesa) fazendo sucesso até pelo mundo inteiro. Nomes como Alexander Hercovith e Marcelo Sommer, assim como diversos “fashionistas”, ainda assinam coleções que são sucesso nas lojas atuais. Assim como profissionais de outras áreas, como o artista plástico Romero Brito e a arquiteta Zaha Hadid emprestaram suas personalidades às pequenas sandálias e não deixaram por menos.
Hoje, São Paulo, Nova York, França, Londres, Japão, Miami e mais ainda diversos mercados de primeira tem lojas especializadas da marca e carregam o estilo, a personalidade e o cheirinho de chiclete para as passarelas e pés do mundo.