Da pequena cobrinha e dos blocos caindo até hoje são muitos anos de evolução em termos de jogabilidade e gráficos (além do touchscreen), já que os celulares não param de criar mais e mais possibilidades para toda essa diversão. Por isso, estamos aqui para levar para você o melhor desse mundo eletrônico, as últimas novidades, os jogos para celulares, os lançamentos para iOS, Android (Samsung), iPhone, JAVA, assim como um guia para baixar e onde encontrar os games.
Quem nunca dirigiu aquela pequena cobrinha pela tela de seu celular? E mais ainda, quem naquela época, com um visor monocromático em mãos, imaginaria que em tão pouco tempo os jogos para celular pudessem chegar aos dias atuais?
Se você respondeu “eu” para a primeira pergunta, talvez até saiba que tudo começou lá no começo dos anos 90 com uma brincadeira entre desenvolvedores que resolveram colocar alguns joguinhos simples em certa calculadoras digitais. Já quem respondeu “não”, provavelmente nem imagina que sete anos depois das calculadoras a Nokia inovou com seu celular cheio de joguinhos na memória.
Nem tão cheio assim, na verdade três: Snake, Tetris e Memória. Um trio que fez muita gente acabar com a bateria de muitos celulares. Só com a pequena cobrinha, foram 350 milhões de aparelhos contendo o jogo, que era o único que tinha nascido direto para os aparelhos móveis, sem nunca ter tido uma versão em plataforma.
Jogos para Celular em Java?
E para quem não imaginava uma evolução tão grande quanto a de hoje, já ficou maravilhado com o uso do JAVA na criação desses games para celulares, que, ainda por cima, mostrou que seria possível lucrar com esse passatempo. Uma única plataforma de criação que permitia que operadoras colocassem a venda os mais diversos jogos por preços ínfimos, tudo através dos próprios celulares.
De lá para cá eles ganharam o mundo e se tornaram uma indústria que movimenta uma dezena de bilhões por ano, ainda mais com a chegada do touchscreen, gráficos de ponta e os acelerômetros (sensores de movimento). Tudo isso ligado à internet e não deixando limites para o horizonte onde tudo isso pode chegar.
São mais de 90% dos usuários atuais usando algum tipo de jogo em seu celular pelo menos uma vez por semana o Java dando lugar a diversas plataformas com mais possibilidades ainda, fazendo com que a “cobrinha” e os “bloquinhos” acabem sendo substituídos por, desde alguns “pássaros bem bravos” até versões impressionantes de sucessos do videogame.