Com o ritmo de vida atual, o cansaço e irritação aumentam dia após dia. Assim, poderosos relaxantes musculares são tidos como o alívio certo para acabar com qualquer tipo de dor. Porém, tomar remédios constantemente pode representar um sério perigo à saúde.
Atividades físicas e até uma boa conversa podem ter o mesmo efeito que remédios. Segundo especialistas, quando nos sentimos tensos, ansiosos, temerosos ou com raiva, os músculos se contraem. É esta ação prolongada a responsável por dores severas.
A receita é praticar exercícios que descarregam energia e que fazem suar. Para isso, basta manter uma rotina com caminhadas rápidas ou corridas, andar de bicicleta, praticar natação, musculação e até mesmo fazer sexo, porque não?
Além disso, uma das melhores formas de aliviar a tensão é se alongar. Porém, os movimentos devem ser feitos de maneira suave, para que não haja dor.
Alguns exercícios indicados
- Respire suavemente;
- Gire o pescoço para os dois lados;
- Faça flexão lateral, frontal e extensão do pescoço;
- Alongue os músculos de forma lenta e suave;
- Procure manter uma boa postura no dia a dia;
- Mantenha cada alongamento por 10 a 15 segundos;
Benefícios
- Reduz as tensões musculares e induz o corpo ao relaxamento;
- Previne lesões (distensões musculares, entorses);
- Melhora a postura;
- Ativa a circulação;
- Reduz a ansiedade, estresse e a fadiga;
- Melhora a atenção;
- Previne dores.
Além dos exercícios, pode-se também recorrer a equipamentos de fisioterapia, mas somente em clínicas especializadas, para sua própria segurança. Um deles é o Diapulsi, da Quark Medical, controlado por um microprocessador e destinado à eletroterapia.
Consiste no uso de correntes elétricas para realizar a terapia. Mas atenção, deve ser utilizados por fisioterapeutas formados, pois utilizam corrente elétrica, ok?