Entre os ambientes de uma casa, sem dúvida nenhuma, a sala é um dos mais
frequentados, é nela que as famílias confraternizam e onde os amigos são recebidos, o
que a torna, com certeza, o local mais visto da casa.
Por isto, nada melhor que um lugar aconchegante e acolhedor, onde todos se sintam à vontade, mas como alcançar esse objetivo?
Uma boa decoração, com um toque pessoal, é fundamental, mas um detalhe, que muitas vezes não recebe o devido valor, tem um papel importantíssimo: as cortinas.
Responsáveis por proteger os móveis e o piso do sol e por dar mais privacidades a ambientes mais expostos à rua e à vizinhança.
Dicas de decoração com cortinas para sala
É verdade que, no final das contas, elas não custam muito barato, mas por seu papel relevante, vale a pena reservar um dinheirinho na hora de redecorar. Escolhendo bem o tecido é possível que os custos sejam até menores.
Mas na hora de comprar ou mandar fazer a sua cortina, o primeiro item que deve ser observado é o caimento. Tecidos muito leves não tem um bom efeito. Os mais grossos e pesados protegem melhor do sol, mantendo a qualidade da luz do ambiente. Além disso, não voam com o vento. Evite tecidos de baixa qualidade, eles vão desbotar com o sol e deixar a sua cortina com um aspecto velho.
A gaze de linho, o algodão ou a seda são opções com qualidade e bom caimento, que dão um ar de leveza ao ambiente. Mas se você precisa bloquear a claridade, para assistir televisão, por exemplo, aposte no brim, seda rústica ou mesmo um forro corta-luz.
Lembre-se que a cortina faz parte da decoração da sua sala, por isto, ela deve combinar com os demais objetos e artigos decorativos do ambiente. Mas caso você tenha alguma dúvida na cor, opte sempre pelo branco, já que é totalmente neutro e vai ornar com qualquer tipo de proposta.
Por outro lado, jamais escolha tecidos muito estampados ou brilhantes, eles não combinam com nada, e se na sua sala há tapetes, a cortina não pode competir com eles: cores fortes na cortina, o tapete deve ter cores claras e vice e versa.
Sobre a altura, o ideal é que a cortina da sua sala se entenda do piso até o teto, ainda que sua janela seja pequena, assim fica mais elegante. Mas lembre-se, a barra não pode arrastar no chão de jeito nenhum e deve terminar mais ou menos um centímetro antes do piso. E se você não quer que o trilho da cortina apareça, mas não tem um teto de gesso rebaixado, pode encomendar um cortineiro simples e fino a seu gesseiro, com altura
entre 10 e 18 cm.
O segredo para escolher a cortina ideal para a sua sala é optar pelo simples e discreto, atributos que são sempre garantia de elegância. Não adianta inventar muita moda, já que cortinas com estilo palácio francês, ficam bem somente em um palácio francês.