Para quem acha que depilação é coisa moderna, pode se surpreender ao descobrir que retirar do corpo pelos indesejáveis é uma prática que data de 1500 (a.c.), época em que, com uma pasta composta do sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimônio, os homem já faziam o que atualmente chamamos de depilação.
Um pouco mais recente, mas tampouco perto dos dias atuais, Cleópatra, a rainha mais famosa do antigo Egito, também era uma adepta da prática. E o mais curioso de tudo é que ela retirava seus pelos com uma técnica que ainda é utilizada atualmente, a cera quente.
O fato é que, seja por motivos de higiene ou de estética, a depilação está ganhando cada vez mais espaço. E hoje em dia não são só as mulheres que se incomodam com pelos no corpo, muitos homens vem aderindo ao hábito e já existem até locais especializados em atender a esse público. As regiões mais comuns no homem são as costas, as pernas, o peito, a barriga, o nariz, as sobrancelhas e as orelhas. Já as mulheres, arrancam os pelos de quase todos os lugares do corpo.
Depilação com lâmina
Existem muitas maneiras de se fazer a depilação. A lâmina de barbear é um dos métodos mais utilizados, mas também um dos menos eficientes.
Mesmo diante da praticidade de ser uma maneira rápida de depilar, que pode ser feita pela própria pessoa, o resultado é que dentro de poucos dias os pelos já voltam a crescer. Além disso, é preciso ter alguns cuidados para depilar-se com a lâmina de barbear, como por exemplo, passá-la no sentido em que o pelo cresce, já que sua ação é pode não só cortar, como irritar a pele. Por isso, cuidado.
Depilação com cremes e loções
O método com cremes e loções é uma técnica que vem ganhando espaço nos últimos tempos e também pode ser feita em casa e pela própria pessoa. Nesse caso, basta aplicar os produtos sobre a pele e eles basicamente dissolvem o pelo.
Mas para utilizar esse método é muito importante estar atenta à reações alérgicas, que são muito comuns nesses casos. Mais além, alguns produtos podem até retirar a umidade natural da pele, deixando-a áspera e seca.
Um detalhe importante é que este tipo não interrompe o crescimento dos pelos, por isso, eles rapidamente estão cumpridos novamente, assim como, frequentemente, acabam crescendo mais fortes e duros.
Depilação com cera
Uma das opções mais usadas no Brasil é a cera, que pode ser quente ou fria e de várias composições. A pasta é aplicada sobre a pele e puxada com força, com a ajuda de um papel, um pano, um plástico ou mesmo com a mão, o que acaba não sendo um método muito indolor, já que o pelo é então retirado pela raiz.
A cera quente é mais vantajosa que a fria, já que a temperatura ajuda na abertura dos poros e os pelos são retirados mais facilmente. Mas é bom ficar esperta, porque este tipo de cera ajuda no aparecimento de varizes (e até derrames).
E tenha cuidado na hora de comprar a cera e procure a mais adequada à área que será depilada. Existem ceras específicas para pelos mais finos como os dos braços e corpo, e para pelos mais grossos como os da virilha, axilas e pernas. A cera proporciona um efeito mais duradouro e a sensação de pele lisinha fica por mais tempo!
Depilação a laser
Mas alguns métodos prometem a definitiva, como é o caso da depilação a laser. Nessa técnica, é aplicado o feixe de luz na área a ser depilada que atinge o pelo e gera uma energia aquecida que o destrói.
O método é então realizado em sessões mensais, que podem variar de cinco a doze. E os resultados são mais que significativos, já que cerca de 80% dos pelos param de crescer e os outros 20% crescem mais distantes uns dos outros (além de mais finos). Os métodos mais utilizados são luz intensa pulsada, laser de diodo, Alexandrita e Nd Yag.
Depilação íntima
Está cada vez mais popular, principalmente no Brasil, a depilação íntima, que é a cavadíssima, aquela que remove quase todos (ou todos) os pelos da região intima. Se você optar por esse tipo, tome muito cuidado na escolha do lugar onde ira fazê-la, já que a área e tremendamente suscetível a infecções e é preciso muita higiene.
Uma curiosidade é que este tipo chegou a ser proibida em Nova Jersey, nos Estados Unidos, depois que duas mulheres foram internadas com infecção, contraída no processo depilatório. Entre as americanas, esse tipo de depilação é conhecido como “Brazilian wax” (em português, depilação brasileira).
E essa mudança parece ser mesmo um sinal dos tempos, já que depilação íntima é parte de uma tendência de retirada cada vez maior desses pelos. Na década de 80 eles eram abundantes e foram reduzidos a apena suma faixa na década de 90 e hoje em dia, estão quase em extinção.
sou depiladora a mais de 15 anos e nehuma das minhas clientes nunca tiveram qualquer tipo de problemas relacionado a depilaçao.