Muito mais que o perfil de Mark Zuckerberg já ser o com mais amigos do Google+ (rede social do Google e empresa rival de seu Facebook), a notícia que acabou tendo mais importância desde o dia de ontem (6 de Julho) é que o próprio Facebook, talvez em resposta a um recurso do próprio Google +, inaugurou uma espécie de “pacote de novidades” desse ano que resta com um chat via vídeo.
Na verdade, a novidade anunciada pelo próprio Zuckerberg nem era mais tão “nova” assim, já que especialista já apontavam uma parceria do Facebook com o Skype (que foi comprado pela Microsoft, que por sua vez tem 1,4% do controle da rede social) desde a semana passada, mas ainda assim, a oficialização do recurso pegou um monte de gente de surpresa.
Chegando a marca de 750 milhões de usuários e um volume de 4 bilhões de informações sendo compartilhadas todo dia, o Facebook acaba então apostando que esses números não pararão mais de crescer, como aponta o próprio Zuckerberg, que ainda promete mais um monte de mudanças e novas parcerias, com outras grandes empresas, no decorrer do ano.
O serviço acaba então sendo uma grande mudança para o usuário, que terá a possibilidade de se comunicar via vídeo de modo simplificado e que ainda ganha uma espécie de reformulação na área de chat do Facebook, que promete ser mais facilitada ainda.
O chat via vídeo permanece grátis, mas os executivos das duas empresas não descartam que o serviço possa passar a ser tarifado caso ele englobe ligações para telefones fixos e celulares (do mesmo modo que o Skype já o faz). Por outro lado, o recurso, que exige a instalação de um plug-in no computador do usuário, ainda não pode ser usado em dispositivos móveis (o que talvez acabe sendo um segundo passo).
Sem sombra de dúvidas um passo pequeno para a humanidade, mas um enorme para o Facebook.