Além do preço muito maior que as impressoras de jato de tinta, um outro detalhe sempre deixa intrigado quem opta por uma maquina à laser: como ela funciona. E talvez isso seja muito mais simples do que parece.
Um pouco diferente das impressoras de jato de tinta que, simplesmente, “pinta o papel” com suas cores, nos mecanismo à laser todo processo se baseia no princípio da eletricidade estática, aquele mesmo que faz os pedacinhos de papel se aproximem do pente depois que você o passa pelo cabelo e gruda uma roupa na outra dentro da maquina de lavar.
As maquinas à laser então são composta, da esteira que move o papel, um projetor do raio laser (e um espelho), uma espécie de tubo que “imprime” a imagem, o toner (um tipo de tinta em pó) e uma lâmpada no final de tudo.
Como funciona a impressora a laser ?
Como já fica claro logo de cara, nenhum laser desenha nada pelo papel, mas sim uma combinação de todos esses elementos. Primeiro, o laser desenha nesse tubo (com a ajuda do espelho) uma espécie de máscara carregada com aquela eletricidade estática, negativa ou positiva, enquanto no papel uma carga atomicamente inversa é carregada.
O rolo passa então pelo toner e depois pelo papel, fazendo com que apenas as cargas opostas se atraiam, fazendo então que a tinta ocupe esse espaço.
O papel então, já no caminho de saída, passa rápido por uma forte lâmpada que faz com que toda tinta se misture com o papel. O resultado de tudo isso é uma impressão perfeita e rapidíssima, já que o laser, além de criar uma imagem precisa e sem borrões, não faz ser preciso mais que uma passada do tubo pelo papel para que a imagem se forme.
O Preço da Impressora Laser
Mas tudo isso vale o preço das impressoras à laser? Talvez sim, principalmente quando
o usuário está em busca de uma qualidade maior ou precise de precisão de impressão, geralmente requerida em profissionais gráficos, assim como quem precisa de rapidez de impressão.
E ainda que no começo de sua entrada no mercado a maioria das impressoras apenas trabalhassem com duas cores, hoje, aos poucos, o mercado vai ganhando mais e mais opções com cores, além de ver essa nova tecnologia, cada vez mais, diminuir de preço e chamar a atenção de quem entra nas lojas em busca de uma simples impressora, mas acaba saindo com uma máquina top de linha por um preço, já muitas vezes, mais aceitável.