E o sucesso das Melissas chegou sim aos quatro cantos do mundo, e não só nas prateleiras como nas páginas das revistas e nas cabeças de alguns dos nomes mais importantes da moda, das artes plásticas e do design. Mas essa parceria não é nenhuma novidade.
Antes mesmo de provar de uma leve caída nos anos 90, a Melissa já tinha modelos seus assinados pelo famoso estilista Jean Paul Gaultier, que elevou as sandálias aos saltos altos e levou a peça ao luxo. Na mesma época, outro nome fashion famoso, Patrick Cox, também criou modelos imponentes para a Melissa, mas foi só a partir dos anos 2000 que a marca virou coqueluche do mundo da moda.
Redescoberta em 2007 pelos Estados Unidos (já que nos anos 80 um ex-banqueiro já tinha levado os calçados para lá e feito sucesso com suas “Jelly Shoes”), a Melissa ganhou destaque no celebrado jornal Washington Post, referida então como gigante do mercado brasileiro. Assim como também foi celebrada pela importante jornalista de moda Suzi Menks, no Herald Tribune, mostrando “quando as sandálias de plástico começaram a ditar a moda”.
Ainda na mesma época, as “brasileiríssimas Melissas” ainda ganharam espaço na Vogue italiana, na Numero francesa, na Pen japonesa e em mais diversas publicações de moda pelo mundo. Atenção que só aumentou ainda mais quando caiu nas graças dos estilistas e reiniciou sua fase de parcerias com alguns dos grandes nomes da moda e do design.
Do lado dos estilistas, entre nomes nacionais e internacionais, encontrou, em “pratas da casa”, sucessos como o de toda coleção que fez em parceria com Alexander Hercovith (que perdura até hoje) que lhe permitiu criar versões mais luxuosas ainda das sandálias, que se tornaram simpáticos sapatos bicolores e ainda bicos finos e marcantes. Ainda na moda, outro profissional que emprestou seu nome à Melissa foi Marcelo Sommer, que encheu os sapatos e sandálias de cores e muito estilo.
Mas as surpresas aconteceram mesmo de fora das passarelas, com nomes como o do artista plástico Romero Brito e suas formas coloridas, e até de personalidades da arquitetura para as Melissas. Conhecidos no mundo todo por transformarem o fútil e o comum em obras de arte, os irmão Campana emprestaram toda sua criatividade geométrica e moderna para elevar as Melissas às peças de museu. Também no terreno da arquitetura, Zaha Hadid, manteve suas formas arredondadas e vazadas para criar sandálias e sapatos que sobem pelas pernas das mulheres modernas que escolherem a marca.
Por tudo isso, não é à toa que hoje a Mellisa ainda vem ao mercado com um novíssimo conceito em relação à Flagship Store, misturando arquitetura, design, música pop e muito estilo em suas Galerias Melissas. Mudando de conceito a cada temporada, as lojas ainda têm suas fachadas e interiores sempre assinados por personalidades da cultura pop como a vocalista da CSS, Love Foxxx e até do ilustrador Andrés Sandoval. As duas Galerias Melissa, não coincidentemente, acabam fazendo parte dos cenários das duas metrópoles mais cosmopolitas do mundo: São Paulo e Nova York.