Reciclagem de vidro alavanca média do Brasil

País tem índice de reciclagem de 13%, enquanto o percentual só do vidro é de cerca de 50%

A reciclagem é uma das formas mais simples, fáceis e eficientes de se colaborar com a natureza, sem contar que não tem custo nenhum. No Brasil, apenas 13% de todo o lixo sólido urbano é reciclado. O vidro, porém, foge desta média, uma vez que o índice de reciclagem de vidro chega aos 50%.

Desde o começo dos anos 1990, a reciclagem de vidro só cresce, o que consequentemente reduz a quantidade de extração de areia para a matéria-prima do vidro. Essa medida não só colabora com o meio ambiente, como também gera economia para as empresas da indústria vidreira, pois gasta-se menos material e menos energia para produzir o mesmo produto.

Reciclagem de Vidro
Reciclagem de vidro

Calcula-se que 90% de tudo que é produzido possa ser reciclado. Este número é promissor pois, sem a reciclagem de vidro e outros materiais, a natureza sofre com o uso desnecessário de mais matéria-prima e ainda se gasta muito mais espaço nos aterros sanitários.

Vale destacar que muitas cidades brasileiras nunca tiveram ou não têm mais um aterro sanitário. Com isso, é necessário usar o de cidades vizinhas e, em muitos casos, a única solução são os famosos lixões. Nesses locais, além de não haver reciclagem, há ainda um acúmulo de lixo e sujeira que contaminam o solo e podem trazer doenças para a comunidade próxima, como também contaminar lençóis freáticos.

Pesquisas estimam que cada brasileiro consome, em média, 107 garrafas ou frascos de vidro por ano. Por meio da reciclagem, que torna a produção mais barata e sustentável, e da reutilização do vidro, é possível gerar quase 0% de lixo de vidro.

Para colaborar, é possível juntar uma determinada quantidade de material e doar a essas cooperativas. Vale lembrar que frascos de vidro e plástico, além de latas de alumínio, devem ser rapidamente lavados, para não correr o risco de estragar o material e impossibilitar sua reciclagem.

A reutilização de produtos também é outra maneira de ajudar na redução do lixo e, de quebra, economizar algum dinheiro. O tripé da sustentabilidade está na redução, reutilização e reciclagem.

One thought on “Reciclagem de vidro alavanca média do Brasil”

  1. Ola! Estou planejando montar uma reciclagem, e pretendo incluir o vidro tambem. Gostaria de saber se e viavel, e se tem algum manual de classificacao do vidro, e tabela de precos por tonelada. Sem mais, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net