Reciclagem de vidro

Material não polui o meio ambiente e sua reciclagem pode ser feita infinitas vezes

A reciclagem de vidro traz inúmeros benefícios à sociedade. Isso porque, além de reduzir o volume de lixo nos aterros sanitários (já lotados em grande parte das cidades brasileiras), a reciclagem do vidro sai mais barata até do que a produção.

A primeira vantagem é a facilidade da reciclagem, já que o vidro não possui substâncias tóxicas ao meio ambiente ou às pessoas. Aliás, o vidro é um dos únicos materiais que, se descartado no ambiente, não gera poluição, porque ele não se desfaz.

Reciclagem de vidro

Apesar dessa vantagem, sua reciclagem é altamente recomendada para não aumentar o espaço ocupado nos aterros sanitários e lixões e para gerar economia na produção do vidro e na exploração dos recursos naturais. Afinal, a cada tonelada de vidro reciclado, evita-se a extração de 1.300 quilos de areia.

Vantagens da reciclagem de vidro

Outra vantagem do vidro é que sua produção não gera poluição atmosférica, já que grande parte dos fornos utilizados para fundição hoje em dia funcionam à base de energia elétrica. Boa parte da produção também é feita com gás natural, o que gera uma economia ainda maior de recursos naturais e custos de fabricação.

Para colaborar com a reciclagem de vidro e outros materiais, basta fazer a coleta seletiva. Quem tiver dúvida se o material é reciclável ou não, pode enviar mesmo assim, já que as empresas recicladoras também fazem uma seleção e dão destino correto aos materiais que não puderem ser reciclados. Vale lembrar que o lixo eletrônico deve ser entregue em postos específicos, uma vez que elementos como fios, pilhas e baterias podem poluir grandes áreas de terra e água.

One thought on “Reciclagem de vidro”

  1. A reciclagem do vidro ocorre basicamente em tres etapas. A primeira etapa e a coleta, que e feita por catadores, pois no Brasil a coleta seletiva ainda nao e uma realidade na grande maioria das cidades. Nessa etapa o vidro e simplesmente recolhido e levado a central de reciclagem. No entanto por ser um material pesado e cortante esse transporte e dificultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net
Confira os melhores imóveis no condomínio mais luxuoso da baixada santista Casas em Iporanga Guaruja
Precisando fazer o licenciamento ambiental de sua empresa? Conheça AMBPLUS Consultoria Ambiental
Quer sabe tudo sobre brigada de incêndio? Tudo sobre Brigada de Incendio
Diversos modelos de Poste Solar Só na Ecosoli Energia Solar