Reciclagem de vidro

Material não polui o meio ambiente e sua reciclagem pode ser feita infinitas vezes

A reciclagem de vidro traz inúmeros benefícios à sociedade. Isso porque, além de reduzir o volume de lixo nos aterros sanitários (já lotados em grande parte das cidades brasileiras), a reciclagem do vidro sai mais barata até do que a produção.

A primeira vantagem é a facilidade da reciclagem, já que o vidro não possui substâncias tóxicas ao meio ambiente ou às pessoas. Aliás, o vidro é um dos únicos materiais que, se descartado no ambiente, não gera poluição, porque ele não se desfaz.

Reciclagem de vidro

Apesar dessa vantagem, sua reciclagem é altamente recomendada para não aumentar o espaço ocupado nos aterros sanitários e lixões e para gerar economia na produção do vidro e na exploração dos recursos naturais. Afinal, a cada tonelada de vidro reciclado, evita-se a extração de 1.300 quilos de areia.

Vantagens da reciclagem de vidro

Outra vantagem do vidro é que sua produção não gera poluição atmosférica, já que grande parte dos fornos utilizados para fundição hoje em dia funcionam à base de energia elétrica. Boa parte da produção também é feita com gás natural, o que gera uma economia ainda maior de recursos naturais e custos de fabricação.

Para colaborar com a reciclagem de vidro e outros materiais, basta fazer a coleta seletiva. Quem tiver dúvida se o material é reciclável ou não, pode enviar mesmo assim, já que as empresas recicladoras também fazem uma seleção e dão destino correto aos materiais que não puderem ser reciclados. Vale lembrar que o lixo eletrônico deve ser entregue em postos específicos, uma vez que elementos como fios, pilhas e baterias podem poluir grandes áreas de terra e água.

One thought on “Reciclagem de vidro”

  1. A reciclagem do vidro ocorre basicamente em tres etapas. A primeira etapa e a coleta, que e feita por catadores, pois no Brasil a coleta seletiva ainda nao e uma realidade na grande maioria das cidades. Nessa etapa o vidro e simplesmente recolhido e levado a central de reciclagem. No entanto por ser um material pesado e cortante esse transporte e dificultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net