Tênis Minimalista

Os chamados tênis minimalistas estão entrando de uma vez por todas na vida dos corredores de rua. O calçado tem esse nome por reduzir drasticamente a diferença entra uma pisada descalça e o tênis. Para isso, ele não pode ter diferença de altura entre o calcanhar e a ponta do pé, ser flexível, largo, leve e sem amortecimento.

Outro tipo de tênis que está ganhando bastante popularidade, é o reduzido. Parecido com o minimalista, o calçado conta com um pequeno sistema de amortecimento e uma leva diferença na altura do calcanhar para a ponta do pé.

tenis minimalista adidas

Esses dois tipos de calçados ganharam grande destaque com o livro Nascido Para Correr, do americano Christopher McDougall, onde ele levanta o questionamento sobre o sistema de amortecimento nos tênis para corrida de rua.

Cuidados com os Tênis Minimalistas

Mas para quem pensa que é apenas calçar um tênis minimalista e sair correndo está completamente enganado. Para usar os “tênis naturais” é necessário utilizar uma técnica diferente na hora de correr.

E para os “corredores de primeira viagem” sempre tenham em mente algumas dicas na hora de escolher usar um desses tipos de tênis. De cara, e mais óbvio, porém tremendamente importante, sempre mantenha a postura ereta durante toda a corrida, o que vai reduzir qualquer traumas às costas. Depois disso, faça uma simples medição de quantos passos você dá a cada 30 segundos, quando estiver em um número próximo de 45 estará dando passadas corretas. Por último, mas não menos importante, relaxe o corpo para que não sinta dores posteriores.

tenis minimalista foto

As lesões na “corrida natural” (com tênis minimalistas), são tão comuns quanto com os outros calçados, pior ainda, a queixa de dores é muito mais comum nos corredores em fase de transição, por isso é mesmo muito importante todo esse cuidado.

Mas não desanime, os corredores amadores também podem usar os minimalistas e reduzidos. Além de melhorar no seu desempenho, esse tipo de calçado também ajudará na correção de postura e pisada se utilizado da maneira correta.

Modelos e Marcas de Tenis Minimalista

tenis minimalista new balance

Se até pouco tempo atrás os tênis com mola estavam tomando as vitrines, mas não pense que por isso as grandes marcas ficaram paradas em relação à popularidade dos tênis minimalista. Muitos nomes famosos já estão investindo fortemente nesse modelo de tênis, que já representou 15% das compras de calçados nos Estados Unidos em 2012.

A New Balance conta com o modelo Minimus, desenvolvido pensando na Maratona de São Paulo, com duas versões: Uma para trilha e outra para asfalto. Já a Nike também investiu em seus modelos minimalistas e reduzidos, como o Nike Free 3.0 e Nike Free Run 3, que seria o 5.0. A marca desenvolveu até uma numeração específica (3.0, 5.0 e 7.0) representando o “contato” com a pista, quanto menor o número maior a sensação de correr descalço.

tenis minimalista nike

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net