Desde que surgiram, os Role Playing Games (RPG) são um sucesso de público e o surgimento dessa era digital só fez com que todos os limites físicos desses jogos acabassem. É por isso que, ano após ano os RPG Online tem cada vez mais usuários, sejam nos jogos grátis sejam naquelas pagos.
Mundos inteiros, abertos e a espera de seus jogadores, uma prática que hoje envolve um número impensável de usuários e desenvolvedores que colocam em prática toda essa estrutura. Mundos e mais mundos, atualizações, tramas, itens e mais itens, tudo lá, à disposição desses milhares de avatares criando suas próprias aventuras.
De um lado, os RPG Online Grátis, ou Free Play, desenvolvidos para serem usados sem qualquer gasto, basta um download (ou muitas vezes direto do browser) para que qualquer um se torne um personagem em uma aventura épica e fantástica. Há ainda meios menos populares de cobrir os gastos do Free Play com publicidade, que em certos jogos (uma minoria) aparecem ou dentro do próprio ou em pop-ops indesejáveis.
Por outro lado, muito mais popular (e, por que não, justo) aparecem todos aqueles onde o lado monetário só aparece na compra de opcionais e itens dentro do próprio jogo. Chamados de Free Play com Pequenas Compras, não priva o usuário desse mundo grátis, mas dispõe a eles essas possibilidades.
Ainda sem deixar de ser de graça, os Opcionais mantém a possibilidade de na gastar dinheiro com toda essa diversão, mas, ao mesmo tempo, deixa a disposição dos jogadores um mundo de possibilidades muitos maior caso um custo, geralmente pequeno, seja cobrado, o que não intimida o usuário e ainda lhe dá um leque maior de opções, dependendo então do que ele quer.
Por isso, que, com ou sem dinheiro envolvido, os RPGs Online são uma realidade que ainda deve durar por muito tempo divertindo a todos.