Mesmo com toda popularização dos consoles, os RPGs sempre pareceram mais confortáveis dentro dos PCs, sua verdadeira casa.
E não só por terem nascido nos computadores, mas, mais ainda pela enorme facilidade de se “conectar” nesse mundo de fantasia que a internet possibilita.
Fora isso, os jogadores de RPG pelo computador ainda acabam tendo em mãos uma enorme gama de possibilidades, seja em termos de atualização, seja em termos de criação, já que muitos servidores disponibilizam mundos inteiros para serem reprogramados.
Um verdadeiro deleite criativo para quem entende do assunto e quer se aventurar nisso.
Quase sempre disponíveis através da compra do software origina, os RPG para PC ainda disponibilizam muitos jogos através de download direto e até do simples cadastro.
Mas é lógico que os campeões de usuários acabam mesmo sendo aqueles multiplayers que permitem que toda tecnologia dos jogos “single player” (assim como toda experiência de seus personagens) se estenda para esse mundo virtual.
World of Warcraft – Talvez o mais popular entre todos RPGs para PC, é um verdadeiro exemplo de evolução, já que nasceu convencional (na verdade não mais que um jogo de estratégia) e evoluiu até se tornar esse RPG em terceira pessoa, onde hoje, milhares de usuários evoluíram seus personagens a níveis nunca antes concebidos.
Neverwinter nights – nascido da tentativa de levar para os jogos eletrônicos as regras e situações dos RPG convencionais, usa o famoso Advanced Dungeons & Dragons como base e, desde seu lançamento vem conquistando adeptos, não só por sua história, como pelos seus gráficos impressionantes e suas infinitas possibilidades em termos de multiplayer.