Sol e muito calor, é o verão que chegou mais uma vez para subir a temperatura. E com o clima mais quente cresce também o número de consumidores que vão às lojas a procura de um ar condicionado split.
Mas existem dois modelos deste eletrodoméstico que salva os dias de calor, portanto é bom tentar entender qual o melhor para suas necessidades.
O mais popular é o ar condicionado de janela, ou de parede. O outro é o ar condicionado split. Mas não se engane, os dois funcionam com o sistema de expansão direta, que usa gás refrigerante para fazer o resfriamento do ar injetado no ambiente, portanto, as mudanças não estão por ai.
Ar condicionado de janela
Ideal para ambientes pequenos. Sua potência é medida por BTU/hora, a medida inglesa British Thermal Unit, o resultado disso é que o consumo de energia desse tipo de aparelho é o mais baixo.
Mas para saber qual se encaixa melhor em sua sala ou quarto, os aparelhos com potência de sete btu/hora são ideias para ambientes com dez a 15 metros quadrados. As outras medidas é só seguir esse padrão.
Outra vantagem do ar-condicionado de janela é o seu formato compacto, que comporta todo o sistema de resfriamento em um único bloco.
Ar Condicionado Split
Já o ar condicionado split tem o seu sistema dividido em dois blocos, sendo uma unidade interna, que tem a função de evaporação, e uma unidade externa, que é condensadora. Esses modelos possuem uma potência mais elevada, porém, o custo também é maior.
Com a popularização do produto os preços também estão caindo, mas ainda não se equiparam aos do outro modelo. O ar-condicionado Split é ideal para escritórios, empresas e ambientes residenciais mais amplos. Uma de suas principais vantagens é ser um sistema silencioso, já que a parte responsável pelo ruído fica instalada na sua unidade externa.
A potência do ar-condicionado Split é medida também em BTUs/hora ou por tonelada de refrigeração (TR), onde 1 TR equivale a 12 mil BTUs/hora. Para saber a potência ideal para o seu ambiente, faça o cálculo de 800 BTUs para cada m².
Existem alguns tipos de split, sendo o mais comum é o Hi-Wall, que é instalado na parede. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quad).
As principais marcas de ar-condicionado Split são: LG, Carrier, Samsung, Springer, Fujitsu, Gree, Consul e York.
Dicas de uso do ar condicionado split
Confira algumas dicas para manter o seu ar condicionado split funcionando por mais tempo:
- Troque o filtro periodicamente, se possível, a cada mês. Se isso não for feito o ar vai sair sujo e cheio de poluentes.
- Mantenha o compressor sempre limpo. Ele é responsável pela compressão e redução da pressão do gás.
- Troque a bobina com frequência. Ela absorve o calor para fornecer para fora o ar frio através do espaço. A substituição da bobina velha do evaporador promove uma melhoria no fluxo de ar e a circulação dentro da casa.
- Limpe os dutos do ar-condicionado removendo a poeira e fazendo com que o resfriamento seja mais rápido e o ar seja enviado para o ambiente mais limpo.
Pode até parece que é só gelar o ambiente, mas não existem dúvidas de que para não se arrepender nem ter dor de cabeça ao invés de uma casa, quarto ou escritório fresquinho, o melhor é escolher bem o ar condicionado que irá comprar. Ainda mais se estiver pensando em um ar condicionado split.
E logo de cara a principal dúvida é se você precisa mesmo de um ar-condicionado Split e não de um tradicional, também conhecido como ar condicionado de janela.
E para quem já tem um desses mudar é apenas questão de conforto auditivo, já que alguns modelos mais antigos não primam pelo silêncio, do contrário, tanto o antigo quanto o Split tem as mesmas funções, potências e gastos. Mas se quiser mudar mesmo assim, lembre que existe um modelo Split que aproveita o buraco na parede do velho aparelho para colocar o condensador da nova máquina, o chamado “Window Split”.
Além dele, o “Hi Wall” é a versão mais tradicional, com o vaporizador do lado de dentro e o condensador do lado de fora do cômodo. Já quem pretende instalar o Split em mais de um ambiente ainda tem a possibilidade do Multisplit, com apenas uma central do lado de fora e várias (Hi Wall) espalhadas pela casa ou escritório.
Um pouco mais moderno, o “Portátil” tem a mesma potência dos outros, mas não requer nenhum tipo de instalação, apenas a proximidade de uma janela, por onde entrará um duto de troca de ar.
Além desses, essa tecnologia, que não é nova e vem sendo usada há anos em grandes fábricas e escritórios (o que aconteceu foi a diminuição da potência e do tamanhos do maquinário) ainda oferece opções diversas, como algumas com evaporadores presos ao teto e até algumas que imitam centrais de dutos, cada uma pronta para se encaixar em alguma necessidade que seja maior que simplesmente sua casa. Por isso o melhor mesmo é pesquisar e fazer a compra certeira, para não esquentar a cabeça com o assunto na hora que, bem pelo contrário, o que quer é refrescar os ânimos e relaxar.