Ar Condicionado Split

Sol e muito calor, é o verão que chegou mais uma vez para subir a temperatura. E com o clima mais quente cresce também o número de consumidores que vão às lojas a procura de um ar condicionado split.

Mas existem dois modelos deste eletrodoméstico que salva os dias de calor, portanto é bom tentar entender qual o melhor para suas necessidades.

Controle ar condicionado split

O mais popular é o ar condicionado de janela, ou de parede. O outro é o ar condicionado split. Mas não se engane, os dois funcionam com o sistema de expansão direta, que usa gás refrigerante para fazer o resfriamento do ar injetado no ambiente, portanto, as mudanças não estão por ai.

Ar condicionado de janela

Ar condicionado de janela

Ideal para ambientes pequenos. Sua potência é medida por BTU/hora, a medida inglesa British Thermal Unit, o resultado disso é que o consumo de energia desse tipo de aparelho é o mais baixo.

Mas para saber qual se encaixa melhor em sua sala ou quarto, os aparelhos com potência de sete btu/hora são ideias para ambientes com dez a 15 metros quadrados. As outras medidas é só seguir esse padrão.

Outra vantagem do ar-condicionado de janela é o seu formato compacto, que comporta todo o sistema de resfriamento em um único bloco.

Ar Condicionado Split

Já o ar condicionado split tem o seu sistema dividido em dois blocos, sendo uma unidade interna, que tem a função de evaporação, e uma unidade externa, que é condensadora. Esses modelos possuem uma potência mais elevada, porém, o custo também é maior.

Ar condicionado split

Com a popularização do produto os preços também estão caindo, mas ainda não se equiparam aos do outro modelo. O ar-condicionado Split é ideal para escritórios, empresas e ambientes residenciais mais amplos. Uma de suas principais vantagens é ser um sistema silencioso, já que a parte responsável pelo ruído fica instalada na sua unidade externa.

A potência do ar-condicionado Split é medida também em BTUs/hora ou por tonelada de refrigeração (TR), onde 1 TR equivale a 12 mil BTUs/hora. Para saber a potência ideal para o seu ambiente, faça o cálculo de 800 BTUs para cada m².

Existem alguns tipos de split, sendo o mais comum é o Hi-Wall, que é instalado na parede. Além desse modelo tem o split piso-teto, cassete, window split, quatro lados, canto-teto e multisplit (bi, tri, quad).

As principais marcas de ar-condicionado Split são: LG, Carrier, Samsung, Springer, Fujitsu, Gree, Consul e York.

Dicas de uso do ar condicionado split

Confira algumas dicas para manter o seu ar condicionado split funcionando por mais tempo:

  1. Troque o filtro periodicamente, se possível, a cada mês. Se isso não for feito o ar vai sair sujo e cheio de poluentes.
  2. Mantenha o compressor sempre limpo. Ele é responsável pela compressão e redução da pressão do gás.
  3. Troque a bobina com frequência. Ela absorve o calor para fornecer para fora o ar frio através do espaço. A substituição da bobina velha do evaporador promove uma melhoria no fluxo de ar e a circulação dentro da casa.
  4. Limpe os dutos do ar-condicionado removendo a poeira e fazendo com que o resfriamento seja mais rápido e o ar seja enviado para o ambiente mais limpo.

Pode até parece que é só gelar o ambiente, mas não existem dúvidas de que para não se arrepender nem ter dor de cabeça ao invés de uma casa, quarto ou escritório fresquinho, o melhor é escolher bem o ar condicionado que irá comprar. Ainda mais se estiver pensando em um ar condicionado split.

E logo de cara a principal dúvida é se você precisa mesmo de um ar-condicionado Split e não de um tradicional, também conhecido como ar condicionado de janela.

E para quem já tem um desses mudar é apenas questão de conforto auditivo, já que alguns modelos mais antigos não primam pelo silêncio, do contrário, tanto o antigo quanto o Split tem as mesmas funções, potências e gastos. Mas se quiser mudar mesmo assim, lembre que existe um modelo Split que aproveita o buraco na parede do velho aparelho para colocar o condensador da nova máquina, o chamado “Window Split”.

Além dele, o “Hi Wall” é a versão mais tradicional, com o vaporizador do lado de dentro e o condensador do lado de fora do cômodo. Já quem pretende instalar o Split em mais de um ambiente ainda tem a possibilidade do Multisplit, com apenas uma central do lado de fora e várias (Hi Wall) espalhadas pela casa ou escritório.

Um pouco mais moderno, o “Portátil” tem a mesma potência dos outros, mas não requer nenhum tipo de instalação, apenas a proximidade de uma janela, por onde entrará um duto de troca de ar.

Além desses, essa tecnologia, que não é nova e vem sendo usada há anos em grandes fábricas e escritórios (o que aconteceu foi a diminuição da potência e do tamanhos do maquinário) ainda oferece opções diversas, como algumas com evaporadores presos ao teto e até algumas que imitam centrais de dutos, cada uma pronta para se encaixar em alguma necessidade que seja maior que simplesmente sua casa. Por isso o melhor mesmo é pesquisar e fazer a compra certeira, para não esquentar a cabeça com o assunto na hora que, bem pelo contrário, o que quer é refrescar os ânimos e relaxar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Consulte o saldo do FGTS http://saldofgts.net.br
Tudo sobre a Nota Fiscal Paulista http://www.paulistanotafiscal.com.br/
Portal de carros no brasil http://www.carrosnobrasil.net
Confira os melhores imóveis no condomínio mais luxuoso da baixada santista Casas em Iporanga Guaruja
Precisando fazer o licenciamento ambiental de sua empresa? Conheça AMBPLUS Consultoria Ambiental
Quer sabe tudo sobre brigada de incêndio? Tudo sobre Brigada de Incendio
Diversos modelos de Poste Solar Só na Ecosoli Energia Solar