Mesmo com toda popularização, ainda há muita gente que não sabe do que se trata esse “misterioso” Full HD, e o assunto fica pior ainda quando ele surge em companhia de expressões como “1080” e “HDTV”.
Por sorte dos menos avisados tudo é muito mais simples do que parece, já que Full HD, que significa “máxima alta definição”, quer dizer exatamente isso, uma tecnologia onde a imagem de sua TV alcança esse detalhamento enorme. O “1080” então acaba sendo a proporção de pixels (aqueles pontinhos que formam a imagem) que sua TV suporta, nesse caso, 1920 por 1080 pixels.
Mas toda essa tecnologia não vale nada se o conteúdo não se enquadrar nesses parâmetros, e é ai que entra a HDTV. Se logo de cara, para aproveitar toda capacidade de sua TV, é necessário a combinação com tecnologias como a do Blu-Ray, quando o assunto é a transmissão da TVs (seja aberta como à cabo), ela também precisa ser feita com essa alta definição, e a cada dia as emissoras passam a disponibilizar mais e mais tudo isso.
Um último componente dessa equação acaba sendo o cabo HDMI (High Definition Multimedia Interface) que possibilita que toda essa potencia de informação, visual e som se torne realidade. Para sorte dos consumidores, tudo isso deixou de ser um “bicho de sete cabeças” e já pode ser encontrado (e disponibilizado) em todos lugares.