Os chamados tênis minimalistas estão entrando de uma vez por todas na vida dos corredores de rua. O calçado tem esse nome por reduzir drasticamente a diferença entra uma pisada descalça e o tênis. Para isso, ele não pode ter diferença de altura entre o calcanhar e a ponta do pé, ser flexível, largo, leve e sem amortecimento.
Outro tipo de tênis que está ganhando bastante popularidade, é o reduzido. Parecido com o minimalista, o calçado conta com um pequeno sistema de amortecimento e uma leva diferença na altura do calcanhar para a ponta do pé.
Esses dois tipos de calçados ganharam grande destaque com o livro Nascido Para Correr, do americano Christopher McDougall, onde ele levanta o questionamento sobre o sistema de amortecimento nos tênis para corrida de rua.
Cuidados com os Tênis Minimalistas
Mas para quem pensa que é apenas calçar um tênis minimalista e sair correndo está completamente enganado. Para usar os “tênis naturais” é necessário utilizar uma técnica diferente na hora de correr.
E para os “corredores de primeira viagem” sempre tenham em mente algumas dicas na hora de escolher usar um desses tipos de tênis. De cara, e mais óbvio, porém tremendamente importante, sempre mantenha a postura ereta durante toda a corrida, o que vai reduzir qualquer traumas às costas. Depois disso, faça uma simples medição de quantos passos você dá a cada 30 segundos, quando estiver em um número próximo de 45 estará dando passadas corretas. Por último, mas não menos importante, relaxe o corpo para que não sinta dores posteriores.
As lesões na “corrida natural” (com tênis minimalistas), são tão comuns quanto com os outros calçados, pior ainda, a queixa de dores é muito mais comum nos corredores em fase de transição, por isso é mesmo muito importante todo esse cuidado.
Mas não desanime, os corredores amadores também podem usar os minimalistas e reduzidos. Além de melhorar no seu desempenho, esse tipo de calçado também ajudará na correção de postura e pisada se utilizado da maneira correta.
Modelos e Marcas de Tenis Minimalista
Se até pouco tempo atrás os tênis com mola estavam tomando as vitrines, mas não pense que por isso as grandes marcas ficaram paradas em relação à popularidade dos tênis minimalista. Muitos nomes famosos já estão investindo fortemente nesse modelo de tênis, que já representou 15% das compras de calçados nos Estados Unidos em 2012.
A New Balance conta com o modelo Minimus, desenvolvido pensando na Maratona de São Paulo, com duas versões: Uma para trilha e outra para asfalto. Já a Nike também investiu em seus modelos minimalistas e reduzidos, como o Nike Free 3.0 e Nike Free Run 3, que seria o 5.0. A marca desenvolveu até uma numeração específica (3.0, 5.0 e 7.0) representando o “contato” com a pista, quanto menor o número maior a sensação de correr descalço.
onde encontrar para compra tenis barefoot, ou minimalista